4 de out de 2012

Meninas em Barcelona



Meninas Cantoras de Nova Petrópolis/RS viajam pra
Barcelona no próximo dia 06 de outubro.

Elas representarão a cidade de Nova Petrópolis/RS e o Brasil no
VI Festival Internacional de Coros de Barcelona/Espanha

Depois de registrar o ano de 2011 como um período marcante na história das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis/RS, quando o coro teve a aprovação de projeto junto à LIC Estadual e montou o espetáculo “Entre Elas”, contando com diversos profissionais renomados durante sua elaboração e produção, e um retorno excelente de público que elogiou toda concepção, repertório e execução do espetáculo pelas meninas, o ano de 2012 começou trazendo um grande presente às cantoras: a notícia de que o coro havia sido selecionado para participar do 6º Festival Internacional de Coros de Barcelona, promovido pelo Corearte. O evento ocorre entre os próximos dias 08 e 14 de outubro.
A oportunidade surgiu quando Cristiane Ferronato, regente e diretora artística do coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis/RS, recebeu a divulgação e o convite para inscrever as Meninas no Festival. A comissão organizadora do evento avaliou fotos, vídeos e também o perfil ideológico do grupo. Logo em seguida chegou a notícia: As meninas foram selecionadas  e iriam pra Barcelona!
O Festival não é de caráter competitivo. Muito pelo contrário, sua essência consiste em promover o encontro entre as pessoas através do canto coral. Segundo a divulgação do evento: “Uma semana para compartilhar experiências, se divertir, cantar, aprender, rir, descobrir e se emocionar...
E essa característica veio ao encontro do trabalho que vem sendo realizado junto às Meninas Cantoras de Nova Petrópolis/RS a alguns anos, como um coro que não seleciona vozes, mas congrega pessoas e tenta promover seu encontro com o outro e consigo mesmo, permitindo a auto-descoberta, a capacidade não somente de cantar com o outro, mas ouvir o outro, e a ousadia de se permitir reinventar-se, por saber-se humano e em constante estado de transição.
Assim, participar do Festival Corearte não é somente um luxo que está sendo proporcionado às Meninas, mas fundamentalmente, uma forma de promover a participação num evento que condiz com o trabalho do grupo e que acrescentará inúmeras vivências sensoriais, sociais e artísticas ímpares.
                A viagem também proporciona apresentações em lugares diferenciados da cidade de Barcelona e arredores, workshops com renomados maestros de âmbito internacional e visitas turísticas, de interesse histórico e arquitetônico, numa das cidades mais bonitas da Espanha.
Nesse ano, participarão coros da Noruega, México, França, Rússia, Brasil e Catalunya.
                No repertório para representar o Brasil e o trabalho das meninas, elas interpretarão desde ambientações de Heitor Villa-Lobos a Zequinha de Abreu, valendo-se também de composições de Caetano Veloso, Rita Lee, Dolores Duran e João Bosco, bem como um pouco de ousadia ao interpretar “Unravel”, da compositora e cantora islandesa Björk.
Integrantes que participarão do festival: Sopranos: Andréia Zilles Weber, Anna Petry Morselli, Bianca Nienow, Camila Noer, Débora Elení Voltz, Lilian Birk Knorst, Luana Taís Pellenz, Luísa Schünke Mondini, Natiéle Vitória Rauch. Mezzos: Caroline Pintos da Silva, Fabiane Lais Raimann, Jéssica Luana Zang, Joceline Seefeld, Júlia Bohn, Letícia de Freitas dos Santos, Milena Lange, Morgana Neumann, Maura Dalla  Zen,Taciana Franck Ullmann, Taís Cristiane Bastian, Taís da Silva Teixeira. Contraltos: Cristine Seefeld, Emilie Ritter Wissmann, Fernanda Seefeld, Hannah Artemis Neumann Wolmeister, Isabele Jung Scariot, Lydia Lawrenz, Poliana Moreira da Silva. Regente e Diretora Artística: Cristiane Ferronato. Preparadora Vocal: Agnes Schmeling. Pianista, correpetidor e coordenador da banda: Alexandre Fritzen da Rocha. Violonista, guitarrista e contrabaixista: Marcelo R. Bueno. Baterista e percussionista: Leandro J. Kiekow. Tesoureira da Associação Cultural de Nova Petrópolis: Silvana Petry Morselli.

                Serão seis dias intensos de oficinas e concertos, que tem por objetivo principal a formação e o intercâmbio de vivências e experiências musicais.
                Cinco oficinas diferentes marcam, simultaneamente, a abertura do festival: os maestros Eva Martínez, Josep Prats e Jonathan Rathbone atuarão com os coros adultos, e David Azurza com os coros infantis.
                Em especial, vale citar a presença do regente Basílio Astulez na oficina com coros juvenis. Basílio é um dos mais renomados regentes de coros juvenis da Espanha, e foi convidado para participar desta edição do Festival especialmente para trabalhar com as Meninas Cantoras e para conduzir a participação delas no concerto de encerramento do Festival, tendo em vista que ele mesmo é regente de coros femininos. E o que era bom ficou ainda melhor com a participação do coro “Krasnoyarsk City Childrens´s Choir”, de Krasnoyarsk, Rússia, que participará da mesma oficina. Assim, as meninas não só terão a experiência de trabalhar com esse excelente regente, como de dividir o palco com um dos mais conceituados coros infanto-juvenis da Rússia.
                É fundamental ressaltar que essa viagem não seria possível se não houvesse o financiamento da LIC Estadual (projeto 2012), com o patrocínio das empresas Granja Pinheiros, Piá, Suibom e Fundição Alca, e o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, da Sociedade Tiro ao Alvo, do Centro Evangélico, da Sultextil e da SugarShoes.

                O Coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis agradece ainda a parceria da estilista Nani Ximendes, da confecção “Liz e Loz” através da Viviane Lizot, e da Malharia Imperial. E a todos aqueles que contribuíram para a realização desta viagem, pelo apoio ao grupo ou mesmo às meninas individualmente, para que todas pudessem participar da viagem.
                A realização deste projeto é da Associação Cultural de Nova Petrópolis em parceria com os pais das meninas cantoras.
                Para as cantoras, a possibilidade de participar de um evento tão grandioso é na verdade o fruto natural de um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas Meninas Cantoras de Nova Petrópolis/RS, cuja visibilidade é reconhecida no meio coral brasileiro enquanto um coro juvenil expressivo, atuante, e permeado de qualidades artístico-musicais.
                Nada mais natural do que ampliar horizontes geográficos quando os horizontes pessoais já estão expandidos.                              




Associação Cultural de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis, 01 de outubro de 2012

Para saber mais visite a página do Festival Corearte e a fanpage das Meninas Cantoras no facebook.
Ela será atualizada diariamente com informações sobre o evento e a participação das Meninas no Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário